sábado, 17 de fevereiro de 2007

Ensino Fundamental 2



Direcionado para o segundo seguimento, aborda a Arte Brasileira e seus bastidores. A importãncia qualitativas dos ofícios que não possuem grande repercussão fora das épocas festivas e de temas que abordem trabalhos profissionais que remetem uma comunicação direta com o cotidiano.

Levar os jovens tanto a ver, quanto a observar questões detalhadas sob uma ordem dentro da vida contemporânea, além das técnicas manuais e interativas por meio das Artes Visuais.


1a. SEMANA DE FEVEREIRO
TEMA: ARTE INDÍGENA E SEUS GRAFISMOS
ENFOQUE: REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS EM UTILITÁRIOS INDÍGENAS, HIERARQUIAS,
SIMBOLOGIAS, RELAÇÕES COM ARTISTAS CUBISTAS E INFLUÊNCIAS NAS ARTES GRÁFICAS.
CONTEÚDO
O significado da palavra arte, enquanto categoria estética, não tem definição em línguas nativas, embora haja um variante de palavras para explicar sua idéia.
A denominação de Arte Indígena está inserida nas produções de artefatos mágico-cerimoniais, utilitários, pinturas, enfeites e fábulas. Entre as tribos, a motivação em criar e usar todas essas produções é de ordem educativa e utilitária, onde o prazer estético, apesar de importante, não é o principal.
No estudo das produções primitivas, direcionam seus pensamentos, emoções e sensações a sociedade, mostrando a ligação com a nossa esfera. Nos objetos que produziram anteriormente, como os de hoje no Xingu e em outras regiões brasileiras, encontramos a abstração, elaborada em condições semelhantes a dos pintores e escultores do ocidente desenvolvido. O exemplo dos "bacairis" em seus desenhos, é que cobras eram representações acompanhadas de pontos ou simplesmente por uma linha sinuosa, uma figura puramente geométrica. Em vez de uma linha de serpente, um ziguezague, ou seja, uma abstração.
Peixes (acarás), em forma de paralelogramos e seus traçados repetidos, eram chamados de rede- rede de pescar ainda hoje.
Outros animais serão citados na aula, como referência para os alunos.



PROCEDIMENTO DE ENSINO - DINÂMICA
O ritual e o jogo serão formas de abordagem divertida, mas de cunho totalmente esclarecedor e abrangente, usando o espaço da sala de aula e a visualização cognitiva e gráfica dos alunos como ponte para a compreensão do assunto.
Jogo das abstrações.
Dos treze alunos, seis receberão números e seis receberão ilustrações numeradas. Um fará o sorteio dos números.
A cada número sorteado, o aluno que estiver com o número adivinhará o animal que está desenhado na figura correspondente, até que se acabe o sorteio. Com este jogo interativo, onde todos participam, pois o aluno que não conseguir adivinhar o animal geometrizado, poderá dar a vez aos colegas que quiserem falar, um movimento e troca de informações será feita de forma descontraída e interessante.

2a. SEMANA DE FEVEREIRO

TEMA: CIÊNCIA DÁ SAMBA?
1o. TEMPO: Mostra do vídeo: "Ciência dá Samba?", onde a GRES Unidos da Tijuca mostra o carnaval 2004, enfatizando o carnaval por meio das descobertas científicas que se destacaram na história do mundo.
2o. TEMPO: Produção de Enredo para uma Agremiação. Projeto para um carro alegórico, 2 fantasias com os nomes das alas.
MATERIAL: Lápis, borracha, papel ofício, hidrocor e lápis de cor.






3a. SEMANA DE FEVEREIRO
TEMA: ESTANDARTES DE CARNAVAL
Introdução: falar sobre a história e importância do carnaval Brasileiro e o aparecimento dos estandartes como adereço de extrema importãncia nas agremiações.
1o. TEMPO: Em papel cartolina, desenvolver um brasão e decorá-lo com materiais alternativos e industrializados.
MATERIAL: 1/2 cartolina, lápis,borracha, jornal, sobras de E.V.A e auxílio para apoio.
4a. SEMANA DE FEVEREIRO
TEMA: IDENTIDADE E H.Q.
ENFOQUE: ATRAVÉS DO DESENHO, CRIAR UMA SITUAÇÃO E IDENTIDADE PRÓPRIA DO AUTOR.
1o.TEMPO: Escolher da revista uma ilustração que contenha pessoa ou pessoas em determinado movimento e situação, observar as sombras, proporção e enquadramento.
Explicar o por que de determinada foto estar sendo usada para publicidade, matéria de jornalismo, moda, etc... dando
oportunidade de pensarem melhor nos processos e não na finalização. Chamar a atenção que existe uma equipe grande e preparada para realizar aquele trabalho, que embora possa ser simples, tem o poder de persuadir e envolver o consumidor, leitor ou expectador. Onde entra o papel dos profissionais de áreas diferentes para desenvolver essas produções.
2o. TEMPO: Criar uma identidade para esta pessoa, tanto o figurino e como é sua personalidade através de uma frase.



1a. SEMANA DE MARÇO
TEMA: MANEIRISMO
Paralelamente ao renascimento clássico, desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 até por volta de 1610, um movimento artístico afastado conscientemente do modelo da antiguidade clássica: o maneirismo (maniera, em italiano, significa maneira). Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começa a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.Alguns historiadores o consideram uma transição entre o renascimento e o barroco, enquanto outros preferem vê-lo como um estilo, propriamente dito. O certo, porém, é que o maneirismo é uma conseqüência de um renascimento clássico que entra em decadência. Os artistas se vêem obrigados a partir em busca de elementos que lhes permitam renovar e desenvolver todas as habilidades e técnicas adquiridas durante o renascimento.Uma de suas fontes principais de inspiração é o espírito religioso reinante na Europa nesse momento. Não só a Igreja, mas toda a Europa estava dividida após a Reforma de Lutero. Carlos V, depois de derrotar as tropas do sumo pontífice, saqueia e destrói Roma. Reinam a desolação e a incerteza. Os grandes impérios começam a se formar, e o homem já não é a principal e única medida do universo.
1o. TEMPO: Pintura em estandartes de Arte Sacra.
PALLADIO, (1508-1580), O interesse que tinha pelas teorias de Vitrúvio se reflete na totalidade de sua obra arquitetônica, cujo caráter é rigorosamente clássico e no qual a clareza de linhas e a harmonia das proporções preponderam sobre o decorativo, reduzido a uma expressão mínima. Somente dez anos depois iria se dedicar à arquitetura sacra em Veneza, com a construção das igrejas San Giorgio Maggiore e Il Redentore. Não se pode dizer que Palladio tenha sido um arquiteto tipicamente maneirista, no entanto, é um dos mais importantes desse período. A obra de Palladio foi uma referência obrigatória para os arquitetos ingleses e franceses do barroco.
MATERIAL: Papel cartolina, papel pardo ou 40 kg. Tinta gouache, pincel, lápis e borracha. Reproduzir desenhos da Renascença em estandartes e fazer o acabamento com pintura e franjas.
Prox. Aula: Gibis, tesoura, cola e bloco de desenho
2a. SEMANA DE MARÇO
TEMA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
ENFOQUE: DESENVOLVER EM GRUPO DE 4 UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS RELACIONANDO
1o. TEMPO: Grupo de 4 alunos (sorteio)
2o. TEMPO: Os grupos representarão as equipes de produção em H.Q., que dividirão tarefas como elaboração de texto,
esboços de personagens em movimento, ambiente da história e arte final.
Durante a atividade, falar sobre alguns desenhistas que fazem sucesso na atualidade através de Gibis e tirinhas de jornais.
Os quadrinhos através dos tempos desde a pré-história até os dias de hoje.
MATERIAL: Papel ofício, moldes de requadros, lápis, borracha, borracha, hidrocor e lápis de cor.
3a. SEMANA DE MARÇO
TEMA: FINALIZAÇÃO DE H.Q.
ENFOQUE: ARTE FINALIZAÇÃO DO PROCESSO EM GRUPO E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO.
1o. Momento: Acabamento de todo o trabalho e confecção da capa.
2o. Momento: Apresentação dos trabalhos.
As apresentações se darão de forma espontânea, com a leitura e mostra da história para mais liberdade nas expressões
individuais e constatação de participação de todo o grupo.
4a. SEMANA DE MARÇO
TEMA: IMPRESSIONISMO
1o. TEMPO: Introdução ao impressionismo enfocando pontilhismo. O impressionismo representou um esforço inovador da pintura antes de entrar na Idade Moderna. O impressionismo teve por base a interpretação, não dos objetos da natureza, mas da luz que os envolve. Estudada a luz como fenômeno físico, chega-se a conclusão de que, conforme a recebem, variam os objetos percebidos pelos olhos humanos.
Eduardo Manet foi um pintor revolucionário que escandalizou o público de então o seu "Olimpia", inspirados em Goya e Giorgione, mas tratados com sinceridade de cores e expressão valente. Foi um precurssor do impressionismo e amigo dos pintores desta escola. Claudio Monet foi o verdadeiro precurssor do impressionismo e levou ao extremo a teoria da decomposição da luz. Obra: Quadro, Impressão.
2o. TEMPO: Em uma folha de papel branco, reproduzir uma ilustração somente com pontos negros.
Em uma folha de papel negro, reproduzir uma ilustração somente com pontos brancos.
Obs: Trazer na próxima aula: pesquisa sobre a história dos cartões postais e uma cópia em PB da mãe.
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1a. SEMANA DE ABRIL
TEMA: CARTÕES POSTAIS E SELOS.
1o. TEMPO: A necessidade do homem em se comunicar através dos cartões potais, verificar conteúdo na história.
2o. TEMPO: Desenvolver um cartão postal com o tema "CULTURA POPULAR".
MATERIAL: Tinta gouache, lápis, borracha, caneta esferográfica e papel canson.
Obs: Trazer vários exemplos de texturas. papéis de parede, tecidos e papéis decorativos.




2 comentários:

Aline Santiago disse...

adoorei seu blog, o meu é bem parecido com o seu...
mais vc trabalhar assuntos tão ricos assim o ano todo?
no comecinho eu estu trabalhando mais com trabalhos.

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu