quarta-feira, 1 de julho de 2009

Projeto A Arte da Evolução Científica







9º. ANO Ciências: Movimento, luz e imagem
Artes: Corpo humano em movimento.



PROPOSTA: Luminárias com pinturas inspiradas nas obras renascentistas.


OBJETIVO

Estudar as técnicas de desenho anatômico e pintura.
Conhecer pintores da Renascença que usaram a perspectiva e a proporção geométrica como base de todas as suas obras pictóricas, escultóricas e arquitetônicas.

JUSTIFICATIVA

Obter o conhecimento dessa fase da história da arte, em específico as seguintes características: a racionalidade, a dignidade do ser humano, o rigor científico, o ideal humanista e a reutilização das artes greco-romana.




8º. ANO Ciências: Corpo humano e drogas
Artes: Desenho anatômico humano e modelagem.




PROPOSTA: Modelagem do corpo humano com a incidência e não incidência das drogas.

OBJETIVO GERAL

Aplicar na prática o desenho anatômico da figura humana, observando-se as noções básicas de perspectiva, luz e sombra, bem como o planejamento e a teoria das cores.

JUSTIFICATIVA

Aprender a desenhar e modelar o corpo humano, bem como suas posições estáticas e em movimento, estudando artistas importantes que contribuíram para a ciência como Leonardo da Vinci e Michelangelo, que produziram desenhos anatômicos detalhados para os primeiros manuais de medicina no século XVI, com pesquisas e textos.
Aliar artes a ciência de forma a complementares ambas no estudo da influência das drogas incidindo negativamente no corpo humano.
7º. ANO Ciências: Seres Vivos (plantas e animais).
Artes: Plantas nativas brasileiras e técnicas de tramas.



PROPOSTA: Indumentária e design através das técnicas de trama.
Alunas: bolsas


Alunos: pranchas de surf

OBJETIVO GERAL

Abordar a tecelagem como um dos adventos artísticos mais antigos da história e que se encontram até os dias de hoje, embora a ciência e a tecnologia avancem de forma acelerada.
Conhecer plantas nativas brasileiras e sua diversidade.
Encontrar no vestuário e no design uma forma atual de trabalhar a trama sem desvincular com sua utilidade e perfil visual decorativo.


JUSTIFICATIVA

Usar o tear como ferramenta de trabalho e desencadear idéias que possam até modificar o planejamento inicial, dando espaço para a criação espontânea, com paciência e disciplina, pois é um trabalho repetitivo e sinuoso.
Fazer aplicações finais como acabamento na peça através das ilustrações estudadas com desenhos das plantas encontradas em regiões nativas brasileiras.
Conhecer artesãos anônimos do nordeste que trabalham com essa técnica por várias gerações com pesquisas e textos.






6º. ANO Ciências: Meio ambiente (modificações)
Artes: Esculturas em alumínio (latas).
PROPOSTA: Escultura em metal.

OBJETIVO GERAL
Exercitar através de desenhos e montagem de suportes em papel formas que podem ser modeladas em metal, partindo das diversas encontradas na natureza, como plantas, animais e objetos produzidos e industrializados com base em materiais metálicos.
Abordar artistas que trabalham com o material, destacando: Lígia Clark, e Hélio Oiticica e Amílcar de Castro que foram precursores da arte em metal no Brasil no final dos anos 50.
JUSTIFICATIVA
Conhecer o ilustrador científico que é o profissional que produz ilustrações, representações bi ou tridimensionais, de motivos tecnológicos ou descritivos no âmbito das ciências e técnicas, tais como:
Antropologia, Arqueologia, Geologia, Cartografia, Botânica, Zoologia, Meteorologia,
Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Produtos de Engenharia, etc.
Estudar sobre os artistas plásticos Lígia Clark, Hélio Oiticica e Amílcar de Castro por meio de pesquisas e textos, além de na prática, aprender a projetar a peça do desenho no plano para a peça tridimensional.














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