sexta-feira, 2 de julho de 2010

AULA EXPERIMENTAL PARA CURTA METRAGEM
Prof.ª Márcia Turma 2107 – FAETEC SANTA CRUZ

Primeiro momento:
A proposta é elaborar um roteiro, escolher os personagens e improvisar as falas. A turma inteira participou com sugestões e comecei a escrever o roteiro no quadro dividindo-o em cenas. Pedi para que o curta tivesse quatro personagens e os alunos escolheram os nomes. Escolhi os alunos para a atividade e liguei a câmera. Obs.: A câmera usada foi uma digital CANON que tenho, já que é um exercício, mas para os curtas que serão produzidos para o Festival, pretendo usar uma melhor se possível para uma melhor definição das imagens.

Segundo momento:

Marcações Fizemos uma marcação a cada cena que fosse feita e orientei os alunos.
1ª. Cena- O casal está em um restaurante conversando e trocando olhares apaixonados.
2ª. Cena- Mãe e filha entram no restaurante.
3ª. Cena- Mãe e filha conversam e decidem se vão contar ou não a verdade.
4ª. Cena- Mãe, filha e Mário (o traidor) se entreolham. Elas o condenam e ele primeiro se assusta, fica aflito e sem graça.
5ª. Cena- Elas se aproximam do casal e todos se apresentam, quando a mãe pergunta para Abigail se ela sabe quem ela é (a filha) e conta que é filha dele.
6ª. Cena- A filha questiona o pai (Mário).
7ª. Cena- Mário resolve escolher a mulher e a filha. 8ª. Cena- Seqüência do sofrimento de Abigail.
9ª. Cena- Abigail dá a volta por cima e tem um novo namorado.
10ª. Cena- O novo casal caminha pela rua (no caso, na sala de aula) e passam por Mário, que está sozinho.
11ª. Cena- O antigo casal (Mário e Abigail) se olha. 12ª. Cena- Mário caminha sozinho e culpado. 13ª. Cena- Mário se recorda da antiga namorada. As filmagens foram feitas com cortes e closes. Como nas primeiras cenas a montagem foi essencial para dar sentido à trama, não foi necessário o silêncio da turma, que ajudou a coordenar as expressões dos alunos-atores. Nas outras cenas, onde existe o questionamento da filha e a defesa de Mário, precisei de silêncio para o diálogo (o áudio não está perfeito, mas como 1º. exercício até que eles foram bem).
Na edição, compilei algumas imagens externas, como a do restaurante (como se o casal estivesse entrando nele) e o trajeto até o mesmo feito por mãe e filha. No editor de vídeo movie maker, usei o tom sépia para dar um equilíbrio nas imagens, já que foram realizadas de forma diferente e aproveitei os cortes como ‘make of’ anexado aos créditos finais, com as vozes na íntegra e fundo musical. As músicas foram compiladas do CD ‘ O melhor do Cinema’, com coletâneas orquestradas de filmes ganhadores do Oscar como ‘TERMS OF ENDEARMENT’, em português ‘LAÇOS DE TERNURA’, de M. Gore, ‘EMPIRE STRIKES BACK THEME’ ou ‘O IMPÉRIO CONTRA ATACA’, de J. William e ‘ROCKY’S REWARD’ ou ROCKY I, de B. Conti. É essencial que a teoria esteja aliada a prática. Como são dois tempos de aula, nos primeiros 50 minutos, faço um panorama com história do cinema e regras técnicas contidas no livro ‘O mundo em movimento’, de Inácio Araújo. Vale à pena ressaltar que a organização da aula experimental somando o tempo de edição foi realizada em cinco ou seis horas.
A aula de 50 min. do segundo tempo e o período de edição no movie maker com variação de quatro a cinco horas.

Nenhum comentário: