segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Projeto Empreendedorismo Arte e Informática


Projeto Empreendedorismo Artes e Informática

RESUMO:

Os alunos conhecerão o significado da palavra EMPREENDEDORISMO, a importância de desenvolver-se esta visão, farão um teste para saberem se possuem espírito empreendedor.
Os alunos deverão: - indicar um nome para a empresa, o ramo de atuação,
a responsabilidade social, e uma logomarca que será
escolhido por votação;
- definir se trabalharão com a venda do produto ou não,
ou se haverá doações ou não,
- buscar patrocínio e/ou apoio;
- sugerir a instituição que será beneficiada.

Divididos em 5 grupos por afinidade com as atividades a serem realizadas deverão:

Grupo de Marketing – Divulgar o projeto pela escola através da elaboração textos que serão utilizados pelo grupo gráfico, abordagem aos demais alunos. Criar estratégias para atingir o público alvo dos produtos da empresa. Elaborar um projeto sobre a atividade, a empresa e sua finalidade com orçamento e todo material que será necessário para fazer contatos com os possíveis patrocinadores (que doam o dinheiro) e apoiadores (que doam os recursos).

Grupo Gráfico – Elaborar cartazes, filipetas, banners, convites, etiquetas, todo material que será impresso e logo do evento se for necessário. Elaborar a arte do produto para uma camisa ou qualquer outro material que será vendido ou distribuído.

Grupo de Internet – Criar o site da empresa. Em parceria com o grupo de marketing, elaborar textos para divulgar a empresa, seus produtos e o evento que cumprirá com a responsabilidade social.

Grupo de Edição – Fazer fotos e diário das aulas, fotos do evento, vídeo do evento e para o evento com roteiro criado pelo grupo de produção. Criar uma galeria para expor as fotos, no dia do evento ou após.




Grupo de Produção – Criar um roteiro para o vídeo. Fazer reuniões de produção com a turma sobre patrocínios e apoios conseguidos, como buscar o material doado, organizar o evento. Elaborar carta com o resultado do mesmo e de agradecimento aos patrocinadores, apoiadores e comunidade escolar.



Obs.1: Em contrapartida, divulgar as logomarcas dos patrocinadores e/ou apoiadores no material impresso e no site da empresa.
Obs.2: Criar uma comissão que fará a entrega das doações e/ou dinheiro arrecadados.
Obs.3: Verificar se não existe uma empresa com o nome criado antes de colocá-lo no ar. Se houver explicar que não passa de uma atividade escolar.
Obs.4: Dependendo do ramo de atividade, no caso do projeto desenvolvido no Providência, os alunos poderão confeccionar os produtos.


Para a véspera e dia do evento:

Criar uma comissão que deverá:
- ver e organizar o espaço;
- fazer um roteiro do evento;
- definir quem lidará com o dinheiro ou receberá as doações e seus postos de
coleta;
- quem irá apresentá-lo.


RECURSOS:

Ferramenta: - Webquest Empreendedorismo,
- Front Page,
- Internet,
- Corel Draw,
- Photoshop,
- Power Point e
- Word.


Planejamento para o 8º. Ano / EMPREENDEDORISMO

TEMA: EMPREENDEDORISMO - ARTE E INFORMÁTICA

OBS: A produção pode ser variada, tendo a possibilidade de produzir cds (coletânea de músicas), dvds com coletâneas de vídeos, documentário e produção de ilustrações originais que abordem o tema estampadas em blusas.

NOME DA EMPRESA:

PRODUTO PARA CONFECÇÃO E SORTEIO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS:

ENTRADA (PRODUTOS NÃO PERECÍVEIS OU DE HIGIENE):

NOME DA CAMPANHA:

PRODUTOS A SEREM DOADOS:

APOIO PARA CONFECÇÃO DAS BLUSAS:

BANDA MUSICAL PARA CAPTAÇÃO DE PÚBLICO:

INSTITUIÇÃO A SER BENEFICIADA:

SUGESTÕES:













2 comentários:

Anônimo disse...

ESTOU CURSANDO,PEDAGOGIA,MATÉRIA: ARTE EDUCAÇAO E ESTOU VENDO A NECESSIDADE DE ESTIMULAR NA CRIANÇA O SEU LADO CRIATIVO,IMAGINATIVO , DE DESCOBERTAS E REVELAÇÕES.

Márcia Tomobe disse...

Para anônimo:
Você pode dar uma lida no conteúdo de Educação fundamental I, que é mais direcionada aos pequenos.