segunda-feira, 24 de março de 2008

FIGURINO, INDUMENTÁRIA E CUSTOMIZAÇÃO.







Tema de aula: CUSTOMIZAÇÃO
Realizada com alunos do 7o. ano.

1a. Etapa: pesquisa sobre o que é figurino, moda e customização e juntamente com a pesquisa de tecidos, onde podem observar detalhes de cores e texturas.



2a. etapa: Os figurinos são desenhados com base nas roupas que os alunos modificaram posteriormente, usando tinta para tecido, cola para tecido, miçangas, paetês, lantejoulas ou aplicações de botões, bordados e etiquetas de outras roupas ou mochilas e bolsas.






3a. etapa: Começaram a cortar como feito no desenho e estilizar a roupa de maneira que ficasse totalemnte modificada.



MATERIAL:
Lápis, borracha e caneta para tecido.
Blusas de malha, vestidos, bermudas e sobras de tecidos.
Cola para tecido.
Tintas para tecido.
Tesoura.






Fotos da peça: "A BATALHA DA VÍRGULA CONTRA O PONTO FINAL". Figurino desenhado por Márcia Tomobe.





Vestuário é o conjunto de peças de roupas que se veste.
As 3 grandes áreas do vestuário são: FIGURINO, INDUMENTÁRIA E MODA.

O QUE É FIGURINO

Figurino é parte da construção do personagem por intermédio do corpo da (o) atriz/ator. Sem o personagem não existe figurino. Sem o corpo não existe a roupa. E sem o corpo do ator não existe o personagem com seu figurino. Esse corpo não é o corpo anatômico, passivo, mas um corpo histórico e psiquicamente constituído por seu pertencimento a um local, a um tempo e a um grupo.
Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística.Cada época tem um padrão de corpo predominante.
O figurino tem como suporte o corpo do ator que, necessariamente, traz em si elementos desse padrão. As mesmas medidas não determinam a adequação de um figurino, porque este figurino se soma ao que o ator tem de singular, ou seja, à maneira particular que o ator encarna, ao mesmo tempo, o padrão, que é mais amplo, e o figurino, que é específico.

Figurinista - é o profissional que idealiza ou cria o figurino de diversos personagens de uma produção de cinema, teatro ou vídeo. Quase sempre as pessoas confundem a profissão de figurinista com a de estilista, embora só tenham em comum o fato de lidar com roupas. O estilista deve criar tendências para a moda, sempre comprometido com a estética e com a indústria de roupas. O figurinista não tem esta obrigação, mas a roupa que cria deve contar uma história, a história de quem está vestindo. Nada impede que um figurinista elabore desfiles ou um estilista faça figurino de um filme, como foi o caso do figurino masculino do filme Os Intocáveis, que foi criado pelo estilista italiano Giorgio Armani.O Figurino tem que revelar muito dos personagens, para elaborá-lo, o figurinista deve levar em conta uma série de fatores como a época em que se passa a trama, o local onde são gravadas as cenas, o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico do ator e as orientações de luz e cor feitas pelo diretor de arte. Um(a) figurinista precisa ter uma boa formação cultural e acadêmica. Nos Estados Unidos, na França e Itália o figurino está diretamente ligado ao designer e à comunicação visual e existem cursos específicos para a sua formação. No Brasil a profissão está longe de ter o reconhecimento que merece e são poucos os cursos que existem.Cabe ao figurinista compor, através da combinação entre as roupas, adereços, cabelos e maquiagem, o tipo (estilo) que melhor convém ao personagem e estabelecer um código de representação que não, necessariamente, mantenha vínculo com a realidade.
Existe uma grande distância entre o realismo cênico e a verdade histórica. É preciso associar os materiais pertinentes ao espírito das personagens, jogando no figurino sua atmosfera simbólica e psicológica. A verdade do "Eu" interior, traduzindo assim, a sua relação com o exterior.
Figurinista é aquele que vai vestir os personagens de um determinado texto dramático, uma determinada história, sempre para localizar tempo e espaço e algumas vezes, marcar características psicológicas de uma determinada personagem.Diferente de moda, que produz em série, o figurino é sempre exclusivo.Os materiais que se utilizam, são os mais variados possíveis, e nem sempre estão comprometidos com a durabilidade e realidade. Aliás, o bom figurino, é aquele que consegue passar a idéia de um material nobre com recursos muito simples. Podemos observar este trabalho no cinema, no teatro, nos shows, no carnaval e em muitas outras festas populares.

O que é preciso aprender para se tornar um figurinista?

Ser figurinista começa na compreensão de um texto que um tem um formato dramatúrgico, que é diferente na sua estrutura e na sua leitura, pois não é um conto, nem um romance, que temos o costume de apreciar.A formação específica, ajuda imensamente na sistematização, na metodologia e na reflexão, que é essencial para se relacionar com o seu ofício .Na TV, temos profissionais vindos das escolas de moda, formação mais dinâmica, no campo do vestuário, especializadas em modelagem, o fazer técnico das roupas e novas tecnologias têxteis, contudo sem formação no contexto teatral cujo caracter é o ponto de partida essencial do figurino.

Para ser figurinista , quais as melhores dicas?

Desenho da figura humana ,suporte do figurinista, onde ela imprime sua marca, seu diferencial.Beber de todas fontes de aprendizado: filmes de época, peças teatrais, livros de arte. Saber ver e contemplar as coisas a sua volta, como as pessoas nas ruas, as tribos urbanas com suas diferentes formas de comportamento etc.Disponibilizar ferramentas atuais, como computador e a Internet. Enfim, ligar-se no mundo, viajar circular...Globalização significa que você pode desenvolver o seu trabalho em qualquer parte do mundo e ter o poder da universalidade.
"Fale de sua aldeia, e falarás ao mundo".
O QUE É INDUMENTÁRIA

INDUMENTÁRIA é o uso do vestuário em relação a épocas e povos.
A indumentária estuda todas as roupas anteriores ao surgimento da moda no Ocidente.Assim, a chamada Pré História, toda antigüidade oriental e ocidental, as fases da Idade Média, compõem o campo da Indumentária.
Uniformes profissionais e militares também. Ou seja: todas as roupas em que o aspecto objetivo de seu uso, determina formas, cores, materiais, acabamentos, etc.

O QUE É MODA

Na MODA a subjetividade tem domínio sobre todo o processo de criação. Mesmo considerando o alto investimento feito pelas grandes empresas têxteis, e todo planejamento antecipado, que chega a 2 anos. "A moda é efêmera e passageira.
O estilo é eterno", como disse Chanel.

Trecho da página: http://www.artecleusa.trix.net/Figurino.htm
Ótimo site para consulta de textos sobre o assunto: http://www.artecleusa.trix.net/index.html

Nenhum comentário: