Introdução ao cinema
DECUPAR "A articulação de um conjunto em ações distintas, no interior de diferentes planos, é o que designa habitualmente na prática cinematográfica como decupagem. Não apenas a ênfase de momentos isolados da ação reforça o efeito emocional, mas sobretudo, ela dá uma interpretação dos elementos representados, pois para o espectador cada nova posição da câmera torna-se o único ponto de vista possível para absorver os acontecimentos". Segei M Eisenstein, diretor russo.
Com a chegada do som, ganhou mais peso o último estágio da elaboração dos roteiros, que se chama decupagem. No primeiro momento, elabora-se um argumento, que contém em linhas gerais o que vai acontecer na história. Ao escrever o roteiro, essa idéia ganha contornos claros, transforma-se em cenas, com indicações da ação que vai se realizar, características de cada personagem, etc. No roteiro, que quase sempre é elaborado mais de uma vez, o argumanto é retalhado e passa por modificações. A decupagem é o momento em que o filme vai para a produção. Ali são colocadas todas as indicações de diálogos, som e música. Mas não é só. A palavra decupar vem do francês découper, que significa "cortar em pedaços". na prática, é o momento em que o diretor e roteirista dividem cada cena em planos.
O QUE É UM PLANO
Podemos definir um plano como sendo cada fragmento filmado. Um filme compõe-se, portanto, de planos. Quando um plano é cortado na montagem e se passa ao plano seguinte, muda a posição da câmera e as dimensões do plano. Existem vários ti´pos de planos (consideremos um cenário ou paisagem com um grupo de personagens):
PLANO GERAL: (PG) - Mostra o conjunto de um cenário ou uma ampla paisagem. PLANO DE CONJUNTO (PC) - Mostra um grupo de personagens. PLANO MÉDIO (PM) - Mostra o personagem de corpo inteiro. PLANO AMERICANO (PA) - Mostra o personagem dos joelhos para cima, aproximadamente. PRIMEIRO PLANO (PP) - Mostra o personagem da cintura para cima. PRIMEIRÍSSIMO PLANO (PPP) - Mostra o rosto do personagem.PLANO DE DETALHE (PD) - Mostra um detalhe do rosto, de uma parte do corpo, de um objeto |
3 comentários:
PARABÉNS!!!
Para você Márcia e sua equipe (Alunos sempre Maravilhosos )pela iniciativa em divulgar seu trabalho e de seus Alunos que com a Pesquisa e Exprimentações reconstroem, remontam e criam a Nossa Memória Artística Cultural.
Mara Lourdes
Muito obrigada Mara! espero que utilize projetos que estão nesse blog. Já ouvi falar de amigos que vendem planos de aula, mas gosto muito em compartilhar e ver a Arte fluir por aí! Um beijo!
Postar um comentário