terça-feira, 9 de outubro de 2007






Introdução ao cinema


DECUPAR
"A articulação de um conjunto em ações distintas, no interior de diferentes planos, é o que designa habitualmente na prática cinematográfica como decupagem. Não apenas a ênfase de momentos isolados da ação reforça o efeito emocional, mas sobretudo, ela dá uma interpretação dos elementos representados, pois para o espectador cada nova posição da câmera torna-se o único ponto de vista possível para absorver os acontecimentos".
Segei M Eisenstein, diretor russo.

Com a chegada do som, ganhou mais peso o último estágio da elaboração dos roteiros, que se chama decupagem.
No primeiro momento, elabora-se um argumento, que contém em linhas gerais o que vai acontecer na história. Ao escrever o roteiro, essa idéia ganha contornos claros, transforma-se em cenas, com indicações da ação que vai se realizar, características de cada personagem, etc. No roteiro, que quase sempre é elaborado mais de uma vez, o argumanto é retalhado e passa por modificações.
A decupagem é o momento em que o filme vai para a produção. Ali são colocadas todas as indicações de diálogos, som e música. Mas não é só. A palavra decupar vem do francês découper, que significa "cortar em pedaços". na prática, é o momento em que o diretor e roteirista dividem cada cena em planos.

O QUE É UM PLANO

Podemos definir um plano como sendo cada fragmento filmado. Um filme compõe-se, portanto, de planos. Quando um plano é cortado na montagem e se passa ao plano seguinte, muda a posição da câmera e as dimensões do plano.
Existem vários ti´pos de planos (consideremos um cenário ou paisagem com um grupo de personagens):

PLANO GERAL: (PG) - Mostra o conjunto de um cenário ou uma ampla paisagem.
PLANO DE CONJUNTO (PC) - Mostra um grupo de personagens.
PLANO MÉDIO (PM) - Mostra o personagem de corpo inteiro.
PLANO AMERICANO (PA) - Mostra o personagem dos joelhos para cima, aproximadamente.
PRIMEIRO PLANO (PP) - Mostra o personagem da cintura para cima.
PRIMEIRÍSSIMO PLANO (PPP) - Mostra o rosto do personagem.PLANO DE DETALHE (PD) - Mostra um detalhe do rosto, de uma parte do corpo, de um objeto

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Fotos do Projeto "Nossas raízes Africanas" no Colégio São Judas tadeu, no Rio de Janeiro.




Trabalhos desenvolvidos sobre o tema Nossas Raízes Africanas:

5a. série: Túnicas africanas em algodão crú, com tinta, sementes, conchas, palhas..
6a. série: Telas em alto relevo sobre o tema Africa e suas religiões, trabalho. Trabalharam com tela e biscuit, tintas e aplicações também.
7a. série: Escudos cerimoniais africanos com jornais enrolados, base em papelão, tinta preta e aplicações de madeirinha, palhas e sementes.
8a. série: Produziram painéis sobre a relação do carnaval e a Africa, visitaram a Cidade do Samba e conhecerem o Barracão da GRES Porto da Pedra, além de levarem adereços de carnaval.